Porto: 4 atrações imperdíveis para visitar

Autor:
06/05/2021 as 16:53
Viajar Muito Mais

A cidade do Porto é, sem dúvida alguma, uma das procuradas pelos brasileiros. Além de da facilidade de se comunicar, existem vários pontos turísticos interessantes nessa linda cidade.

Para ajudar você a entender mais sobre o que fazer no Porto, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

O que fazer no Porto?

1. A cidade velha: o distrito de Ribeira

Você não pode visitar o Porto sem passar pelo distrito de Ribeira. Com suas fachadas coloridas e seu emaranhado de becos, este distrito tem muito charme, uma das razões pelas quais foi classificado como patrimônio da UNESCO em 1995. 

Você definitivamente deve caminhar até lá e depois fazer uma pausa em um dos restaurantes da praça principal para saborear uma das especialidades da culinária portuguesa, a Francesinha, um sanduíche feito com carne e presunto e coberto com queijo. 

Após essa parada, siga para o centro e, em particular, para o Palácio da Bolsa, um belo palácio neoclássico usado para receber chefes de Estado de todo o mundo. Pegue um bilhete para uma visita guiada de 30 minutos e descubra seus vários lounges, em particular o lounge árabe, cujas paredes também são cobertas com 20 quilos de ouro. 

O palácio, localizado na Rua de Ferreira Borges, está aberto das 9h às 18h30 de abril a outubro e das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30 de novembro a março.

Não muito longe do palácio, vá ver a Igreja de São Francisco. Se o exterior da igreja não for nada especial, você ficará rapidamente impressionado com a rica decoração interior que parece totalmente coberta de ouro.

2. Estação São Bento

Localizada no centro da cidade do Porto (Praça de Almeida Garrett), a estação de São Bento é a antiga estação da cidade. Não possui trens para Lisboa, mas ainda está ativo no momento (a entrada é, portanto, gratuita).

Passando em frente, você terá uma vista magnífica do centro histórico do Porto. No entanto, é sua imponente fachada interior que realmente merece um olhar. 

Na verdade, consiste em mais de 20.000 magníficos azulejos azuis e brancos (ladrilhos de faiança) nos quais são desenhados enormes afrescos traçando a história de Portugal. Esta é uma atividade imperdível se você vier visitar o Porto (e é grátis!)

Claro, há muitos outros azulejos em quase todas as ruas da cidade. Você os verá em particular na Estação de São Bento, na Capela das Almas e nas paredes externas da Catedral da Sé (século XIII).

3. A Torre de Clérigos (século XVII)

A Igreja dos Clérigos, em estilo barroco italiano, é dominada pela Torre de Clérigos, um símbolo da cidade. Visível de longe, é a torre mais alta de Portugal. 

Tem 76 metros de altura, mas leve em conta que depois de subir os 240 degraus, você terá uma vista panorâmica do Porto e do Douro.

Localizado na Rua de São Filipe de Nery, está aberto diariamente das 9h às 19h e você terá que pagar 5 euros para subir. É gratuito para crianças menores de 10 anos.

4. O Palácio de Cristal e seu jardim

O jardim do Palácio de Cristal é o maior parque do Porto, um lugar para passear. Você pode relaxar, mas também conhecer vários animais, como pavões ou galinhas. Este lugar também é o lugar perfeito para ter excelentes vistas da cidade do Porto.

Em seu centro, você tem o palácio de cristal, um edifício em forma de cúpula, usado hoje como um grande auditório e sala de exposições de todos os tipos. Vários eventos esportivos também são realizados lá.

Gostou de saber mais sobre o Porto? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Ao usar nosso site, você reconhece que leu e entendeu nossa Política de Cookies, Política de Privacidade.