Minas Gerais: 4 cidades que você precisa conhecer!

Autor:
22/04/2021 as 06:47
Viajar Muito Mais

O estado de Minas Gerais se destaca pelo grande número de cidades coloniais, como Mariana ou Ouro Preto, surgidas no século XVIII na estrada do ouro. 

E é aqui, no coração de um Brasil acolhedor e autêntico, que se encontram alguns dos mais belos parques do país, além de uma arquitetura extremamente rica. 

Estado de arte e história, Minas Gerais brilha através de seus espaços naturais de tirar o fôlego, sua intensa vida cultural e seu charme colonial.

Para ajudar você a entender mais sobre o que fazer em Minas Gerais, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

4 cidades de Minas Gerais que você precisa conhecer!

Admire a arquitetura de Ouro Preto

Uma joia barroca no coração das montanhas brasileiras, Ouro Preto tem inúmeras casas de época, igrejas e lindas fontes. De fato, é um verdadeiro museu ao ar livre.

Ouro Preto é uma das cidades coloniais mais famosas da região de Minas Gerais. Localizada a 100 quilômetros à sudeste de Belo Horizonte, é uma obra-prima da arquitetura colonial brasileira, classificada como Monumento Mundial pela UNESCO desde 1980. 

Em suma, sua distância da costa e o rápido declínio das minas depois de 1780, preservou a cidade como um representante arquitetônico e artístico colonial da época.

Mariana – Minas Gerais

Mariana, essa charmosa vila localizada a 14 km a leste de Ouro Preto, fundada em 1711, foi por pouco tempo a capital do estado de Minas Gerais. No início, seu nome era Nossa Senhora do Carmo. 

De fato, em 1745, recebeu o nome de Mariana em homenagem à rainha D. Maria Ana da Áustria, esposa do rei de Portugal Dom João V. 

Mas o que fazer em Mariana? Faça um passeio pelas suas ruas pitorescas que lhe permitirão admirar suas casas com sacadas de ferro forjado, em madeira ou pedra-sabão entalhada. 

Não se esqueça de parar na Catedral da Sé, onde pode admirar as suas belas madeiras e pinturas de 1720, e a Igreja de São Francisco de Assis, construída em 1762, onde pode desfrutar do órgão do século XVIII (de 1753) e sua porta encimada por um belo frontão esculpido. 

Na frente desta igreja, há um pelourinho que data 1750. Além disso, se você quiser voltar para a época dos garimpeiros, faça uma parada na Mina de Ouro de Passagem, inaugurada em 1719.

Belo Horizonte – Minas Gerais

De fato, a cidade de Belo Horizonte reúne as obras do arquiteto Oscar Niemeyer. O conjunto é composto principalmente pela igreja de São Francisco de Assis, considerada o primeiro exemplo da arquitetura brasileira contemporânea. 

Em suma, o Lago da Pampulha (bairro moderno) inclui monumentos como a Casa do Baile, o Museu de Arte Contemporânea com seus parques e jardins projetados pelo paisagista Burle Marx, além de pinturas de Portinari, estádio de futebol do Mineirão e o Yacht Club.

Tiradentes

De fato, a cidade de Tiradentes é uma mistura de arquitetura colonial e colinas verdes. Em suma, a 155 km de Ouro Preto, Tiradentes é o berço do herói nacional do Brasil, Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes). Esta pequena aldeia rodeada de montanhas é cheia de charme. 

Mas o que fazer em Tiradentes? Em suma, você pode ver a Igreja de Santo Antônio (1710), uma das obras-primas da arquitetura barroca de Minas Gerais, devido à sua extraordinária decoração interior. O órgão de origem portuguesa é policromado com motivos “rococós”.

Gostou de saber mais sobre Minas Gerais? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Ao usar nosso site, você reconhece que leu e entendeu nossa Política de Cookies, Política de Privacidade.