Lençóis Maranhenses: tudo o que você precisa saber!

Autor:
06/05/2021 as 16:33
Viajar Muito Mais

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos lugares mais curiosos e interessantes para se ver no Brasil. Se você gosta de desertos, dunas, paisagens de outro mundo e não muito cheio de turistas, este é o local perfeito para visitar.

Para ajudar você a entender mais sobre os Lençóis Maranhenses, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Parque Nacional Maranhense Lençóis: o que é e como foi formado?

O primeiro fato importante é que os Lençóis Maranhenses estão no estado do Maranhão, no norte do Brasil. Como pode ser deduzido de seu nome, "Lençóis Maranhenses" significa exatamente isso.

Em suma, é um deserto de dunas costeiras de mais de 1.550 quilômetros quadrados que deságua no grande Oceano Atlântico. Na verdade, tem aproximadamente 70 km de costa e as dunas vão até 25 km para o interior.

O Parque como tal existe desde 1981, quando foi decidido proteger este maravilhoso ecossistema de dunas costeiras. Mas o que é realmente característico deste deserto é seu ecossistema de lagoas, manguezais e pântanos. 

É graças ao seu lençol freático alto que a chuva cria essas lagoas entre as dunas. Algumas lagoas que convidam você a relaxar em suas águas cristalinas quando estiver visitando este imenso paraíso de areia branca.

Podemos dividir o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses em três áreas características, o oásis, as dunas e as lagoas.

O oásis

Começamos com os dois oásis que habitam este deserto de dunas no Brasil.

Os oásis são pequenas aldeias onde várias famílias vivem durante todo o ano. Seu modo de vida é muito humilde, eles criam gado, cultivam algumas plantas neste curioso oásis e também funcionam como um abrigo. 

Além de poder assistir ao impressionante pôr do sol em uma das dunas perto do oásis, você pode saborear um jantar muito tradicional com as pessoas da cidade. 

As lagoas

Outra característica deste lugar impressionante que compõe os Lençóis Maranhenses são suas inúmeras lagoas. São todos os tamanhos e há dois que se destacam entre todos por serem os mais impressionantes e acessíveis:

  • Lago Azul
  • Lagoa Bonita

No entanto, a beleza está em todas as lagoas, algumas pequenas, outras imensas. Algumas que são descobertas diante de você de surpresa depois de escalar uma duna e para as quais você pode se jogar rolando do topo da duna. 

Você pode tomar banho em suas águas cristalinas! Certamente se sentirá muito descansando e se refrescará no meio de sua caminhada no deserto quando o sol estiver se pondo.

As dunas 

Esta paisagem é uma das minhas favoritas, enquanto você caminha pelas dunas brancas sentindo a areia quente sob seus pés, a brisa acaricia seu rosto e há um silêncio esmagador, garanto que você terá muitos momentos de paz consigo mesmo. 

É uma paisagem que incentiva a reflexão, a espiritualidade e a contemplação, para entender a sorte de estar em um dos lugares mais espetaculares do mundo.

Essas dunas estão em constante movimento e, embora nos pareça a mesma paisagem o tempo todo, aqueles que conhecem os Lençóis bem sabem que todos os dias você pode observar pequenas diferenças. 

Os ventos do Atlântico causam esses movimentos e esta é outra ótima razão pela qual você deve visitar o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Como visitar o deserto de Lençóis Maranhenses?

Talvez esta seja a seção que mais lhe interessa neste momento. A primeira coisa que você deve saber é que você não pode passar por este deserto sozinho, você vai precisar de um guia ou, pelo menos, é isso que recomendo. 

Pense que não há internet, nem Google Maps, nem sinalização... você certamente não quer se perder na imensidão do deserto, não é mesmo? Além disso, ir com um guia é a melhor maneira de visitar os Lençóis e conhecer os melhores lugares.

Gostou de saber mais sobre os Lençóis Maranhenses? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Ao usar nosso site, você reconhece que leu e entendeu nossa Política de Cookies, Política de Privacidade.