Dicas incríveis de viagem para Vila Velha, no Espirito Santo

Autor:
22/04/2021 as 15:52
Viajar Muito Mais
vila velha

O Espirito Santo nem sempre é o destino escolhido pelos turistas em férias. Talvez por estar tão próximo ao Rio de Janeiro, acaba sendo um destino pouco lembrado. Mas, garanti que este é o um local perfeito, com cidades maravilhosas para curtir as férias.

Vila Velha é uma cidade apaixonante, mesmo sendo grande, é uma cidade com um clima de cidade de praia pequena, porém, com estrutura de cidade grande.

Conheça mais sobre vila velha neste artigo, cada cantinho deste verdadeiro paraíso capixaba.

Como chegar em Vila Velha?

Para chegar em Vila Velha de avião, é possível através do aeroporto de Vitória, pois o estado está bem centralizado no mapa, mas é possível encontrar bons valores para voos capixabas.

Também é possível ir à Vila Velha de ônibus, através da Águia branca e São Geraldo, que são as principais empresas de ônibus que levam a Vila Velha e demais capitais, além também do interior do Espirito Santo.

Ir de carro também é possível, e a principal ligação é a BR-101, que liga o Espirito Santo com o Rio de Janeiro e o Sul da Bahia. Do Rio de Janeiro ao Espirito Santo, são 530km pela BR-101, já de Belo Horizonte ao Espirito Santo, são 550km através da BR-262.

Do aeroporto de Vitória até a chegada em Vila Velha, para quem opta pela viagem de avião, temos a opção de transporte público, táxi, Uber e aluguel de carro. Pessoalmente, prefiro utilizar o Uber, pois a distância é um pouco longa e sai mais em conta.

Mas, se você for visitar a cidade e desejar ter mais liberdade para explorá-la, nada melhor do que alugar um carro, pois assim você pode até estender um pouquinho o passeio nas montanhas capixabas, e o carro é indispensável.

Onde ficar em Vila Velha?

Se hospedando em Vila Velha, você também tem a opção de conhecer Vitória. A cidade possui excelentes hotéis e também apartamentos para alugar, principalmente nos destinos de praia.

As melhores opções de hotel em Vila Velha, com estilos variados e com boa avaliação pelos turistas são:

  • Quality Suites – Na Praia da Costa
  • Pousada Manacial – Praia de Itapuã
  • Hotel Itaparica – Praia de Itaparica

O que fazer em Vila Velha?

Vila Velha tem diversas opções incríveis para conhecer e passear. Passei 3 dias conhecendo a cidade, um lugar incrível para todos gostoso, com passeios naturais, históricos e até mesmo religiosos.

Confira alguns locais que estive em Vila Velha:

  • Centro Histórico

O centro histórico é acolhedor, com ruas de pedra e construções históricas, um passeio sem dúvidas altamente relaxante.

No centro histórico de Vila Velha encontrei os três pontos turísticos mais famosos da cidade:

1. Casa da Memória

A Casa da Memória foi construída no final do século XIX, em 1893, tombada pelo Conselho Estadual de Cultura. Nessa casa, você conhecerá uma exposição permanente com toda a história da região.

O grande ícone da Casa da Memória e também da história dos Capixabas é o Bonde 42, parte da história do transporte público do Espirito Santo. O bonde possui 12m, e alcançava uma velocidade de 30km/h, transportando mais de 100 pessoas.

Além do bonde, na Casa da Memória também tive a oportunidade de ver objetos e obras de arte recuperados ao longo de 100 anos. A Casa da Memória está localizada em frente a Praça Tamandaré, onde também está localizado outro ponto turístico da cidade que falarei a seguir.

2. Igreja de Nossa Senhora do Rosário

Um verdadeiro marco da colonização no estado capixaba, a igreja é o resultado da ampliação de uma antiga capela do estado, e fora construída em 1535.

A construção já enfrentou diversas reformas e os altares foram instalados em 1908. Em 1912, toda a estrutura recebeu um reforço para a instalação da linha do bonde.

3. Convento da Penha

O maior cartão postal de Vila Velha e todo o Espirito Santo também está localizado próximo a Casa da Memória e a Igreja do Rosário, e é um dos santuários religiosos mais antigos do Brasil.

A história do convento vem de 1558, tombado como patrimônio histórico cultural, hoje, o convento é um monumento religioso, o mais importante da arquitetura capixaba.

O convento está no alto de um penhasco de 154 metros de altitude com uma vista maravilhosa de Vila Velha e de Vitória, inclusive da ponte que liga as duas cidades. O interior do convento é praticamente todo feito em madeira, entalhada pelo artista português José Fernandes Pereira, entre os anos de 1874 e 1879. O principal altar no convento também é uma obra de arte com mais de 200 peças e 19 diferentes tipos de mármore.

São mais de 600 mil metros quadrados com diversas atrações e a principal delas é o terço gigante, visto da capital, Vitória. Além disso, também visitei a gruta de Frei Pedro Palácios, mirantes, exposições de artes e artesanatos e uma lanchonete, todos dentro do terreno do Convento.

  • Farol de Santa Luzia

O maior clássico de Vila Velha foi construído em 1871, e fica na entrada do canal de acesso a Vitória. Com 12 metros de altura, o Farol é feito de placas metálicas trazidos da Escócia em 1870.

No Farol tem uma lojinha de artesanatos, uma sala com a história do farol e um espaço incrível para relaxar com uma vista da baía de Vitória e do mar.

O Farol ficou fechado por 10 anos, de 2006 a 2016, para reformas. E quando foi reaberto, a estrutura estava bem melhor para receber os turistas.

  • Praia Secreta

A praia de secreta não tem nada na verdade, mas é uma praia bem pequena e fica bem próxima ao Farol de Santa Luzia, bem ao lado, mais precisamente. Mas, não a subestime pelo tamanho, pois é uma praia linda e sem dúvidas a melhor em que estive durante minha visita a Vila Velha.

A entrada é por um simples buraco no muro, e talvez seja essa a razão dela receber este nome e para chegar até a praia, você desce por um caminho de cimento. Chegando na praia secreta, você encontrará uma praia paradisíaca, com águas verdes e calmas, uma excelente opção para um bom mergulho em um dia quente.

Resumidamente, Vila Velha é uma das melhores opções da cidade para conhecer, com valores excelentes do passeio. Se você ainda não decidiu onde passar suas férias sem dúvidas Vila Velha será uma excelente opção de destino.

A melhor época para se conhecer vila velha é no verão, entre Dezembro e Março, as demais atrações da cidade podem ser visitadas em qualquer época do ano.

As épocas chuvosas no Espirito Santo costumam começar na segunda quinzena de outubro e em meados de fevereiro. Os meses mais chuvosos são novembro e dezembro.

Ao usar nosso site, você reconhece que leu e entendeu nossa Política de Cookies, Política de Privacidade.