Dicas de viagem para a Chapada das Mesas no Maranhão

Autor:
22/04/2021 as 15:50
Viajar Muito Mais
chapada das mesas

Poucos brasileiros conhecem a fundo o nordeste brasileiro. Por que não criar um roteiro com um destino diferente?

Quando se fala no Maranhão, um incrível lugar no nordeste brasileiro, o primeiro destino que sem dúvidas vem à mente das pessoas é os lençóis maranhenses. O que nem todo mundo sabe é que o Maranhão possui uma ampla diversidade de destinos maravilhosos, belos e totalmente naturais que encanta qualquer viajante, esse local é a chapada das mesas.

O Brasil está conhecendo um verdadeiro paraíso natural! E para aproveitar tudo da melhor forma possível você conhecerá todas as informações necessárias para uma excelente viagem à Chapada das Mesas.

Esse é um destino que com certeza muitos brasileiros desconhecem e sem dúvidas irão se apaixonar. Vamos conhecer?

Conhecendo a Chapada das Mesas

Onde fica e como chegar?

A Chapada das Mesas está localizada ao sul do Maranhão, próximo a divisa com o Tocantis. Uma região de natureza bruta, montanhas, cachoeiras, rios e lagos que cativam todos os turistas que visitam o local, proporcionando uma experiência incrível.

A cidade base para esse incrível passeio é a cidade de Carolina, localizada a 800 quilômetros de São Luíz. Nessa região estão localizadas 89 cachoeiras e mais de 400 nascentes, fazendo com que a cidade seja conhecida como Paraíso das Águas.

Cidade de Carolina

Carolina é uma pequena cidade às margens do rio Tocantins e foi, por um longo tempo uma das cidades mais movimentadas do Maranhão com uma atividade econômica comparada na época à da capital, São Luís.

Carolina era uma cidade de vanguarda, onde fora construída a primeira hidrelétrica das Regiões Norte e Nordeste, ainda na década de 1950.

Antes de tudo isso, a cidade de Carolina hospedou a imperatriz Maria Leopoldina de Áustria, uma das esposas de Dom Pedro I. Em sua homenagem, o povoado, que era conhecido como São Pedro de Alcântara recebeu um de seus nomes.

Mesmo com a fama das cachoeiras de Carolina na região, a cidade se tornou mais conhecida por ser o ponto principal de apoio para os viajantes que desejam conhecer a Chapada das Mesas.

Criação do Parque da Chapada das Mesas

O Parque Nacional da Chapada das Mesas foi criado em 2005 e é administrado pela ICMBio, que protege praticamente 160 mil hectares do cerrado brasileiro, onde encontram-se milhares de espécies ameaçadas de extinção, como a onça-parda, o gato-maracajá e a águia-cinzenta.

Mesmo que a região já seja bastante popular entre os maranhenses, apenas nos últimos anos que a região começou a ganhar popularidade como atrativo turístico no cenário nacional e até mesmo no internacional.

Por essa razão, as cidades ao redor do parque ainda possuem uma infraestrutura simples.

Carolina possui uma ampla diversidade de hóteis e pousadas para se hospedar.

Onde se hospedar em Carolina para visitar a Chapada das Mesas

A cidade base para os passeios na chapada das mesas é Carolina, uma exuberante região de beleza natural localizada ao sul do Maranhão e ainda pouco explorada. Por essa razão, sua infraestrutur ainda precisa receber muitas melhorias, pois trata-se de uma cidade pequena, onde tudo é rústico e simples. Clararamente esse é um fator que deve ser levado em consideração na hora de escolher o local para se hospedar na chapada das mesas.

Por essa razão, na hora de se hospedar, a melhor opção são as pousadas localizadas no centro, que estão próximas aos restaurantes, lanchonetes, mercados e demais serviços como bancos e farmácias. As opções mais distantes só se tornam interessantes se você estiver com um carro e com tempo para explorar.

A viagem para a chapada das mesas

Para conhecer o básico do local, você precisará no mínimo de quatro dias de viagem.

A região é uma excelente opção para quem deseja relaxar nas cachoeiras, mergulhar nos lagos cristalinos e aproveitar cada minuto nas trilhas.

Quando ir para a chapada das mesas

A estação seca vai de maio a setembro, sendo essa a melhor época para visitar a chapada das mesas.

Durante este período, a chuva quase não vem e por esa razão, o mergulho nas cachoeiras é mais fácil e gostoso com um céu azul maravilhoso tornando a paisagem ainda mais perfeita para o passeio.

Junho, julho e agosto também são excelentes meses para visitar, sendo julho o melhor mês com as menores chances de chover.

Como chegar à chapada das mesas?

O aeroporto mais próximo da chapada das mesas é o Regional de Araguaína (AUX), localizado em Araguaína, no Tocantis e a 118km de Carolina.

Uma outra excelente opção é pegar um voo para o Aeroporto Prefeito Renato Moreira (IMP), em imperatriz, no Maranhão, a 222km.

Caso essa seja sua opção, você pode alugar um carro e seguir a viagem pela estrada de imperatriz até carolina, uma estrada muito bem cuidada com uma viagem que durará pouco mais de três horas. Existem trechos, porém, que só será possível dar continuidade se você estiver em um veículo 4x4.

A única empresa de ônibus que faz o trajeto de imperatriz a carolina é a JR 4000, com saídas diárias e uma viagem que dura cerca de três horas e meia.

Dica de roteiro de 4 dias na chapada das mesas

Vamos explicar dia a dia pra você compreender como aproveitar mais cada lugar, evitando o excesso de deslocamentos:

  • Dia 1: Cachoeira de Itapecuru, Balneário Queda D’água, Cachoeira do Dodô e pôr do sol no rio Tocantins;
  • Dia 2: Morro do Chapéu, Cachoeira de São Romão, Cachoeira da Prata e caminhada por Carolina;
  • Dia 3: Complexo da Pedra Caída, Cachoeira do Santuário, tirolesa e Portal da Chapada;
  • Dia 4: Poço Azul, Cachoeira Santa Bárbara e Encanto Azul, em Riachão.

Dê início ao seu passeio na chapada das mesas pela cachoeira de Itapecuru, também conhecida informalmente como cachoeiras gêmeas. Após o almoço, vá até o balneário Queda D’água, onde você encontrará uma barragem de uma antiga hidrelétrica que se tornou uma piscina.

Mais, tarde, vá até a cachoeira do dodô. E no fim do dia, retorne a Carolina. Lembre-se de aproveitar o incrível por do sol oferecido pelo rio Tocantins, o mais lindo que você verá na região.

Ao usar nosso site, você reconhece que leu e entendeu nossa Política de Cookies, Política de Privacidade.