Conhecendo Vitória no Espirito Santo

Autor:
22/04/2021 as 15:49
Viajar Muito Mais
vitória

É difícil explicar porque não incluir Vitória em um roteiro de viagens. Com excelentes opções de hospedagem e o bônus, Vila Velha, município extensão da capital.

Vitória está a menos de 100km de dois destinos perfeitos para passar o dia: a famosa Guarapari, com as melhores praias da região e Domingos Martins, região serrana do estado, onde está localizada Pedra Azul.

Quando ir à Vitória?

Se você está planejando uma viagem para Vitória, não precisa se preocupar, afinal, a capital do Espirito Santo pode ser visitada ao longo de todo ano. Isso porque o clima local não costuma variar muito, ficando na média dos 24ºC.

Mas, se você quer evitar as chuvas, o ideal é evitar o período de janeiro e outubro, principalmente novembro, que é quando as chuvas ficam mais fortes.

Para os que curtem carnaval, para conseguir curtir o Carnaval de Vitória, é preciso viajar uma semana antes da data oficial, pois as escolas de samba desfilam apenas durante esse período.

Onde ficar em Vitória?

  • Golden Tulip Porto Vitória

O hotel localiza-se em frente à Praça do Papa, região central de Vitória, próximo também ao projeto Tamar e cerca de 10 minutos do Shopping Vitória. Os quartos possuem padrão de qualidade do Golden Tulip, com amplas acomodações, confortáveis e sofisticadas.

A vista dos quartos do Golden Tulip são para a Terceira Ponte e o Convento da Penha, em Vila Velha.

2. Hotel Ibis – Praia de Camburi

O Hotel Ibis está localizado em frente à Praia de Camburi, uma das melhores localizações de Vitória. As instalações são de qualidade, com padrão Ibis.

3. Ibis Budget

Essa versão do Hotel Ibis possui instalações mais simples do que a última opção falada, mas não perde em qualidade. A única diferença fica para ausência de alguns itens no quarto, o que compensa o valor, que costuma ser mais barato que a opção anterior.

Mesmo um pouco distante da Orla, o Hotel Ibis Budget localiza-se na Reta da Penha (a principal via de Vitória), em frente à um supermercado e um shopping.

Conhecendo Vitória

O litoral de Vitória é um verdadeiro quebra-cabeças. Com o centro da cidade sendo uma verdadeira ilha e duas pontes que ligam a zona portuária da capital ao centro de Vila Velha, e a terceira ponte ligando a Praia do Canto, em Vitória à Praia da Costa, em Vila Velha. A água do mar em tom esverdeado e as praias urbanas são excelentes características das montanhas ao redor.

  • Orla

A ilha do Boi possui duas praias, grande e da direita que estavam lotadas com o dia intenso de sol. As praias são frequentadas pelos moradores do bairro e pessoas com dinheiro.

Além da Ilha do Boi, Vitória também tem a movimentada Praia de Camburí, uma das mais frequentadas da capital, com um calçadão enorme de mais de 5km de extensão, ciclovia e quiosques. A faixa de areia nessa praia é larga, onde os moradores podem jogar Vôlei, caminhar a pé ou de bicicleta.

Logo em seguida está a Praia do Canto, onde estão localizados hotéis, restaurantes e bares, um bairro de classe média alta. A praia do Canto praticamente não tem areia. Em compensação, possui quadras esportivas e a Praça dos Namorados, com pistas de patins e skate, uma excelente impressão do local, com uma orla bem aproveitada para a população se divertir.

A última orla que visitamos foi a Curva da Jurema, que também estava cheia. É uma praia menor que a de Camburi e está localizada praticamente em frente ao Shopping Vitória, o principal da capital.

Centro Histórico de Vitória

Impossível não ir a Vitória sem dar uma passada no centro histórico da ilha, o mais antigo município da região Sudeste, fundado em 1551. Muitas das construções no centro histórico de Vitória infelizmente foram destruídas, e as poucas que ainda são possíveis de admirar estão localizadas na Cidade Alta, bairro criado para que Vitória se protegesse das constantes invasões que ocorriam na parte baixa da cidade.

Como nossa viagem foi em um feriadão, o centro histórico estava vazio, o que tornou possível fazer o passeio a pé pelas ruas. Durante o passeio, nos deparamos com a Praça João Climaco, onde está localizado o Palácio Anchieta, construído entre 1573 e 1759, um convento até se tornar a então sede do Governo Estadual.

Seguindo por uma ruazinha lateral ao Palácio, encontra-se a pequena Igreja de São Gonçalo, construída em 1707.

Seguindo pela rua Pedro Palácio, chegamos a Catedral Metropolitana, construção de 1920, estilo neogótico.

Ilha das Caieras

Saindo da Cidade Alta, a próxima parada, Ilha das Caieras, a cerca de 6km do centro, onde estão localizadas as desfiadeiras de siri. Mulheres que trabalham desfiando siri para distribuição nos estabelecimentos de Vitória.

Lugar perfeito para admirar o pôr do sol, aproveitar a tarde e claro, conhecer um pouco da história da famosa moqueca capixaba.

Triângulo das Bermudas

Até mesmo aqueles que não curtem sair à noite, é impossível não querer conhecer o “Triângulo das Bermudas”, na Praia do Canto, o verdadeiro agito noturno de Vitória.

O Triângulo nada mais é do que um calçadão para pedestres repleto de bares e restaurantes, alguns deles temáticos.

A região é bastante frequentada por jovens, com um clima leve e descontraído, uma excelente opção para fechar a noite.

Locomoção

Dependendo do local escolhido para se hospedar em Vitória, é possível conhecer todas as atrações locais a pé. Caso queira conhecer algo longe de onde está, as opções de locomoção em Vitória são diversas, como por exemplo, alugar um carro, Uber, Taxi, ônibus e o sistema de bicicleta compartilhada de Vitória.

Uma opção barata que muitos indicam, é utilizar os ônibus de Vitória de um destino ao outro. Todos são padronizados e você pode acessar através do celular a localização das paradas, os ônibus que te levam a um determinado destino, o tempo que o ônibus demorará para chegar até o ponto em que você está e muito mais.

Além disso, existem cidades no Brasil com voos diretos para Vitória, o que facilita ainda mais o passeio, ainda mais em um feriado prolongado. Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Campinas e Salvador possuem voos diretos, aproveite!

Principais praias de Vitória

Nem todas as praias de Vitória são propícias para o banho, mas a visita e o calçadão valem o passeio.

  • Praia de Camburi

A Praia de Camburi é uma excelente praia, ela não é própria para o banho, porém o calçadão compensa a vista. São 5km de orla para caminhar, andar de bicicleta ou de patins.

Além disso, a areia também é uma excelente forma de praticar esporte na areia, o que não faltam são opções de divertimento na orla de Camburi.

  • Curva da Jurema

Se você está em busca de uma praia para sentar na orla e aproveitar o fim do dia, a melhor opção é sem dúvidas a Curva da Jurema.

A praia possui excelentes opções de quiosques para quem deseja curtir uma boa música, beber uma cerveja e claro, conhecer todo tipo de gente!

Além dos locais visitados compartilhados aqui, Vitória possui diversas outras atrações e opções de entretenimento para curtir durante as férias, feriados, fim de ano, enfim...

Se você ainda não conhece Vitória, sem dúvidas é um destino, que mesmo sendo diversas vezes esquecido nos roteiros de férias, que vale a pena ser incluído e não é somente pelas praias como também por sua história e beleza.

Ao usar nosso site, você reconhece que leu e entendeu nossa Política de Cookies, Política de Privacidade.