Como decidir o destino da viagem [GUIA COMPLETO]

Autor:
22/04/2021 as 06:43
Viajar Muito Mais

Planejar uma viagem não é uma tarefa fácil. Existem diversas opções de destino, que variam conforme o seu orçamento, distância, objetivo da viagem, entre outros. Mas como decidir o destino da viagem?

Para ajudar você a entender mais sobre como decidir o destino da viagem, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Como decidir o destino da viagem? 

Qual o seu orçamento?

O primeiro passo para definir o destino da sua viagem é saber quanto você tem para gastar nesse destino. 

Saber o valor que você tem disponível para cada coisa é essencial para o planejamento da sua viagem. Afinal, ir para um lugar considerado “caro” com um orçamento reduzido não é a melhor ideia e não vai te permitir aproveitar de maneira adequada. O seu destino deve ser compatível com o quanto você tem para gastar.

Ao saber quanto você tem disponível para a viagem, tente definir os valores aproximados que teria para gastar com transporte, hospedagem, alimentação, entre outros.

Não se esqueça de reservar uma parte para possíveis emergências!

Quanto tempo tem disponível para viajar?

Vai tirar férias prolongadas de 15 dias à 1 mês? Vai aproveitar o feriado prolongado? Ou vai viajar no final de semana e voltar a tempo do trabalho na segunda feira?

Quanto mais tempo você tem para viajar, mais opções você pode ter. Com mais tempo para viajar, você pode pensar em destinos mais longes, em outro estado ou até mesmo fora do país, de acordo com o que seu orçamento permitir.

Mas, caso contrário, você também pode aproveitar o final de semana fora, em alguma cidade turística vizinha ou num parque, por exemplo.

De fato, não deixe o pouco tempo te impedir de viajar e conhecer lugares novos!

Com quem você pretende viajar?

Agora que você sabe quanto possui para viajar, é preciso definir quem vai com você. São sua família? Tem crianças pequenas? É um grupo de amigos? Vai viajar sozinho?

Se for o caso de viajar com crianças pequenas, por exemplo, você precisará encontrar um lugar com atrações voltadas para elas, hospedagens adequadas, entre outros. Com a família, possivelmente um ambiente mais tranquilo e que ofereça atrativos a todos. 

Com amigos precisará de um lugar maior, que ofereça diversão e seja próximo de pontos de movimento. E assim consequentemente.

Qual a finalidade da sua viagem?

Para decidir o destino da sua viagem, é fundamental que você saiba o que gostaria de fazer durante esse período. 

  • Vai tirar esses dias para relaxar? Um local mais tranquilo será uma ótima opção.
  • Quer se divertir? Talvez uma cidade mais movimentada com clubes e bares.
  • Vai passear? Que tal uma cidade histórica com diversos pontos turísticos interessantes?
  • Para crianças? Um parque de diversões pode proporcionar momentos inesquecíveis para toda a família!
  • Vai viajar sozinho? Quais lugares seriam mais seguros e melhores para fazer novas amizades?

Pense em como gostaria de passar a sua viagem com as pessoas que irão te acompanhar e escolha um destino que agrade a todos e relacione às suas expectativas.

Carro, ônibus, barco ou avião?

Existem diversas formas de chegar ao seu destino. Você deve se perguntar qual a melhor forma de fazer o trajeto desejado, que oferecerá o melhor custo-benefício, etc.

Por exemplo, o carro ou o ônibus são ótimas opções para destinos mais próximos, sendo o carro mais confortável, porém mais caro que o ônibus. O avião é o mais recomendado para viagens longas, mas será que o valor das passagens está valendo a pena?

O barco, como um cruzeiro, seria em si um passeio completo. Porém, como farei para me locomover até a praia?

Lembre-se de definir todos os possíveis gastos extras, com malas, combustível, táxi, eventuais paradas, entre outros.

Gostou de saber mais sobre como decidir o destino da viagem? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Ao usar nosso site, você reconhece que leu e entendeu nossa Política de Cookies, Política de Privacidade.