Cidade de Socorro: opção de bate-volta de SP

Autor:
06/05/2021 as 16:36
Viajar Muito Mais

A poucas horas da capital de São Paulo, esta é uma pequena cidade cheia de charme, por conta da sua arquitetura antiquada, mas com sua modernidade de cidade grande: a Cidade de Socorro.

Para ajudar você a entender mais sobre a Cidade de Socorro, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!

Um pouco sobre a história de lá

Agora, irei falar um pouco sobre esta pequena cidade que te atrairá! Então, a cidade foi fundada em 1738 por Simão Toledo Piza, após a saída dos índios por conta da escravização deles. A cidade em si, se desenvolveu lentamente. 

Até que em 1829 ergueu-se uma igreja em homenagem a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, ela é a padroeira da cidade.

Nesta época, teve o fim da escravização dos índios, daí os imigrantes italianos foram para a área e lá começaram a cultivar café. A cidade se desenvolveu muito com o cultivo do café que é considerado como a maior base econômica da época. 

Já em 1945 a cidade foi considerada como município e até hoje possui essa denominação. Por fim, em 2004 a cidade recebeu uma grande verba para a construção de pontos turísticos e nesta época a cidade teve seu reconhecimento. 

Pois, eles investiram em um projeto para aumentar a mobilidade urbana de quem tem alguma deficiência ou mobilidade reduzida. O projeto foi um sucesso, sendo homenageado pelos Ministérios.

Em si a história é essa, atualmente a cidade possui cerca de 40 mil habitantes e possui um Índice de Desenvolvimento Humano considerado como elevado. 

O que fazer na Cidade de Socorro?

Gruta do Anjo: ideal para quem ama cavernas

Se você adora passeios radicais ou que sejam emocionantes, então já te digo para ir à Gruta do Anjo. Lá era uma mina para mineração de quartzo, mas principalmente por causa do tempo, a mina acabou se tornando uma gruta. 

Com suas paredes todas explodidas e seu piso alagado pela infiltração, possui lagos lindos que possuem até 4 metros de profundidade. Além de possuir diversas galerias, as quais poderão ser exploradas, por apenas R$30!

Lá poderá fazer passeio ecológicos, andar de pedalinho e ver todo o interior. Lembrando que os horários permitidos são: das 9 às 16:30 horas.

Pedra Bela Vista: já pensou em curtir o pôr-do-sol?

Agora, irei te mostrar o melhor lugar turístico, pois lá possui diversas atividades para se fazer, desde ver o pôr-do-sol até as atividades mais radicais.

Primeira coisa que se deve ser dito é: a Pedra Bela Vista é o ponto mais alto do município de Socorro, lá você poderá ver o mais bonito entardecer, além do mais há um restaurante ao lado do pico. Então, você terá o melhor do conforto para aproveitar seu passeio.

Outros passeios que poderá fazer lá são:

  • Rapel: são quase 100 metros de pura aventura descendo pelo ponto mais alto de toda a cidade. A prática é totalmente segura, dado que possui um instrutor que te acompanhará em todo o trajeto, além disso eles te darão todos os equipamentos necessários!
  • Arquearia: já pensou em atirar de arco e flecha? Se não, talvez agora seja a hora de você mostrar seus dons não explorados. A prática é passada por um instrutor e após isso você já poderá praticar seu arco e flecha!

Igreja Matriz: encantará todos!

A igreja é magnífica, foi construída em 1924 com diversas pinturas feitas por Mario Tomazzo, além dos espetaculares vitrais que estão presentes nas paredes da catedral.

O estilo em si é eclético, sendo feita de alvenaria e tijolos. Além do mais, ela foi construída no mesmo local da primeira igreja de 1829, ou seja, é um santuário histórico!

Gostou de saber mais sobre a Cidade de Socorro? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!

Ao usar nosso site, você reconhece que leu e entendeu nossa Política de Cookies, Política de Privacidade.